Trilogia Caraval; Stephanie Garber
Honestamente eu nem sei por onde começar. Nem sei como vai ser possível desenvolver esta review sem dar spoilers a alguém.
Esta trilogia foi um vício autêntico e, por essa mesma razão, foi tão fácil para mim lê-lo e tão difícil de parar.
Nesta trilogia conhecemos o mundo de Caraval, mas atenção, nem tudo o que parece real, o é.
![](https://static.wixstatic.com/media/bc352b_a3f347389c994b2f8297377a790633bd~mv2.jpg/v1/fill/w_980,h_1470,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,enc_auto/bc352b_a3f347389c994b2f8297377a790633bd~mv2.jpg)
Caraval:
Iniciamos esta série a conhecer as duas irmãs Scarlett e Donatella e, consequentemente, os seus desejos de irem até ao mundo de Caraval. De presenciar toda a magia.
Mas facilmente o que era um plano de fuga se tornou num jogo de vida ou morte onde não sabes o que é real ou o que é inventado. Não sabes se as pessoas que tens ao teu lado são, de facto, quem dizem ser.
Será que o amor entra as irmãs será o suficiente para vencer os jogos de Legend?
Legendary:
Se eu achava que o primeiro livro era bom, não sabia o que me esperava no segundo. Acho que isto tem muito a ver com o facto de entrar no mundo e me apegar às personagens. Imagino que com o terceiro livro, essa ternura pelas personagens vai ser maior e as expectativas, igualmente grandes.
Neste livro temos o ponto de vista da Donatella e acompanhámos a sua procura pela sua mãe.
No Legendary também ficamos cada vez mais perto de descobrir quem é o Legend, ou assim achamos. Lembrem-se: é só um jogo! Porém, ao contrário de Caraval, em Legendary somos avisados logo de início que neste jogo tudo é real.
Finale:
Com o terceiro livro desta série chegamos ao fim. Um final chocante e que nos deixa agarrados a cada página.
No meio dos três, continuo a achar o Legendary o meu favorito.
Em Caraval tivemos o ponto de vista da Scarlett, Legendary o da Donatella e, por fim, em Finale temos o de ambas.
Por um lado seguimos Donatella na sua realização de quem é o Legend e se quer ou não ficar do seu lado (em parte, também, questões sobre Jacks). No que diz respeito à Scarlett, o nosso Julian volta a mexer com o seu coração. Scarlett acaba, também, por descobrir algo sobre o seu passado e sobre quem ela é que irá determinar o seguimento do livro e acabará por juntar ambos os pontos de vista.
Opinião e avaliação
Esta leitura teve o poder de me transportar para outro lugar e deixar-me presa a todos os acontecimentos e plot-twists.
Quando se diz que nem tudo é real e que as personagens não se podem deixar acreditar em tudo o que veem, também é válido para os leitores: não acreditem em tudo o que leem. O facto de eu ter criado toda uma lista de teorias ao longo da leitura é a prova que o nosso plot principal está super bem feito. O próprio leitor esquece-se que são apenas jogos e que sabe o que é verdade.
Acho que não me apegava tanto a um livro há muito tempo e fico feliz por Caraval o ter feito.
Assim sendo, a avaliação de Caraval foi de 4 estrelas, Legendary 5 e Finale 4. E como é notório, recomendo a toda a gente!
Commenti