top of page

Amor de Perdição; Camilo Castelo Branco

A review de hoje é de um dos maiores clássicos da literatura portuguesa e, apesar do caminho que esta review tome, nada irá contrariar o facto de ser uma obra tão importante e, consequentemente, um bom clássico.

Este clássico fala-nos de um romance ao estilo de Romeu e Julieta. Conhecemos Simão Botelho e Teresa de Albuquerque, filhos de famílias rivais, que serão os nossos protagonistas. Ao longo do livro achei que o conceito estava bem feito mas não chamava por mim. Sinto que em algumas partes acabou por se tornar aborrecido. Temos sempre que ter em atenção que este clássico foi escrito em 1861 e a sua linguagem acaba por ser bastante mais pesada que o nosso português recorrente.

Sinopse

"Escrita em quinze intensos dias de prisão e com base na sua própria experiência, a obra-prima de Camilo Castelo Branco é um exemplo maior do movimento romântico português. Esta é a história do amor de Simão Botelho e Teresa Albuquerque, ele de dezassete anos, ela de quinze; um amor singular que não esmorece face à oposição das suas famílias fidalgas, a perseguições, a condenações, ao exílio; uma paixão pungente a que se juntará a jovem Mariana, e que não poderá acabar senão tragicamente.


Alcançando grande êxito assim que foi dado à estampa, em 1862, Amor de Perdição continua a ser o mais lido romance de Camilo Castelo Branco e é uma das mais apaixonantes histórias de amor da literatura portuguesa."


Opinião e avaliação

Como referi inicialmente, a minha opinião em relação a este livro não lhe tira nenhum mérito enquanto obra clássica. Contudo, acho que este livro tem um público específico e uma fase de vida certa para o terem na vossa vida.

Assim sendo, devido a toda a linguagem tão pesada e um pouco de repetição da história, achei que este livro não foi para mim. Não é um dos meus clássicos preferidos.

Com isto quero, também, dar a ênfase de que não acho que seja o clássico mais apropriado para se enquadrar no Plano Nacional de Leitura. Pessoamente acho que se o tivesse que ler de obrigada e ainda mais nova, não iria levar o livro da maneira correta e, claro está, não iria despertar o interesse por mais clássicos ou leitura no geral.

Por fim, a minha avaliação do livro foi de 3 estrelas e o mesmo não seria recomendável a toda a gente. Como disse no início, iria depender da fase de leitura em que a pessoa se inserisse mas certamente não seria recomendado a alguém da minha idade ou mais novo.

Comentarios


IMG_6469.jpg

Olá, que bom ver-te por aqui!

Espero que estejas a gostar do conteúdo!

Para saberem mais sobre mim basta carregarem no "Leia Mais"!

Aproveita que estás aqui e assina para receberes e-mail sempre que publico!
 

Fique por dentro de todos os posts

Obrigado por assinar!

  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Pinterest

Compartilhe a sua opinião

Obrigado pelo envio!

© 2023 por Quebra-cabeças. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page