A Suspeita; Augusto Canetas
- Jéssica Vieira
- 11 de jul. de 2023
- 2 min de leitura
Na teoria achamos sempre que dar reviews de livros que foram maus para nós acabará por ser mais fácil do que dos livros que foram bons. Deixem-me dizer-vos que, na prática, não é assim tão fácil porque temos que ter noção de que explicamos bem os nossos pontos de vista.

Com este livro conhecemos um casal, Júlio e Isabel, que está a passar por uma crise no seu casamento. Júlio é acusado de roubar uma grande quantia do local onde trabalha. Após saberem isto, não sabem como reagir e até o que fazer para provar a inocência de Júlio.
O mesmo estava sempre a correr para Lisboa onde estava a sua amiga e amante, Constança, que o iria ajudar com as acusações.
Com toda a situação, Isabel começou a suspeitar que as idas do seu marido para Lisboa não eram apenas para o que ele dizia. Suspeitava que o marido a estava a trair. Enquanto isso, Isabel aproximou-se bastante do patrão de Júlio, Aníbal, para tentar resolver todo o problema e evitar advogados. Escusado será dizer que se envolveram.
Opinião e avaliação
Inicialmente achava que ia gostar bastante do livro e estava bastante entusiasmada por ler um autor nacional novo. A premissa do livro não era má, tenho que admitir. Acho que não consegui entrar na história por causa da pontuação que foi feita e dos ideais do autor que se começaram a fazer ver e que, pessoalmente, não são algo que se deva fazer independentemente de ser ficção ou não.
Há anos que vítimas de abusos têm tentado usar a sua voz para que possam ser vistas e para que a justiça possa ser feita. O que aconteceu neste livro foi que após Isabel e Aníbal se envolverem, o autor achou que seria boa ideia fazer com que a Isabel tivesse a ideia de "manipular" o Aníbal e dizer a toda a gente que teria sido uma violação.
São estes pequenos atos que fazem com que as vítimas nunca sejam, verdadeiramente, vistas como tal. São estes pequenos atos que fazem com que nunca se acredite nas vítimas.
Este livro teve a avaliação de 1 estrela e realmente não recomendaria a ninguém. Isto não é um exemplo do quão boa a literatura portuguesa pode ser.
O livro foi encontrado numa caixa de trocas onde vocês deixam um e trazem outro e, de facto, não consta nem no goodreads nem em livrarias online.
Podem acompanhar mais de perto as minhas leituras no goodreads. Caso queiram comprar algum livro com o meu link de afiliada, podem fazê-lo através da wook!












Comentários