Orgulho e preconceito; Jane Austen
Já queria pôr as minhas mãos nesta obra há algum tempo e, felizmente, com a coleção de romances eternos consegui a um preço imaginável! Foi o incentivo perfeito para o ler.
"Orgulho e preconceito" é um clássico e, facilmente, se tornou num dos meus livros favoritos. Não terá sido por um acaso.
Devo admitir que já não lia um romance de época há já algum tempo e, devido à sua linguagem tão característica, foi um pouco difícil a leitura do mesmo nos primeiros capítulos. Após me voltar a habituar com tal, a leitura faz-se muito facilmente.
Através de "Orgulho e Preconceito" somos transportados para o século XIX, fazemos parte da burguesia, vamos a bailes, apaixonamo-nos e vivemos todas as dificuldades de uma mulher que, sendo da baixa burguesia, sofria em comparação às grandes senhoras.
Com este clássico somos apresentados à família Bennet e vamos vendo as tentativas da Mrs. Bennet em casar as suas filhas com os melhores senhores.
Ao mesmo tempo conhecemos a história de amor e ódio entre Elizabeth Bennet e Mr. Darcy que, numa primeira impressão, seria o homem mais deplorável que ela já conhecera.
Sinopse
""Orgulho e Preconceito" é, sem dúvida, uma das obras em que melhor se pode descobrir a personalidade literária de Jane Austen.
Com o fino poder de observação que lhe era peculiar, a autora dá-nos um retrato impressionante do que era o mundo da pequena burguesia inglesa do seu tempo :um mundo dominado pela mesquinhez do interesse, pelo orgulho e preconceitos de classe.
Esses "orgulho" e "preconceito" que, no romance, acabam por ceder o passo a outras razões com bem mais fundadas raízes no coração humano.
Uma obra intemporal."
Opinião e avaliação
Como parece ser claro, este livro tornou-se num dos meus favoritos. Acho que há algo em clássicos e romances de época que irão conquistar sempre o meu coração. Quando terminei a leitura do mesmo fiquei um pouco chocada como tudo foi tão bem feito e na maneira que aquele final nos transmite paz!
A minha avaliação inicial foi de quatro estrelas que, após ver a adaptação cinematográfica, mudou para cinco estrelas.
Acho que neste caso podemos falar, também, na adaptação para o grande ecrã. Esta, ao contrário de muitas outras, mantém-se fiel ao livro (mesmo não tendo todos os seus detalhes) e transmite toda a mesma energia e magia. Admito que durante o livro tive partes que me deixaram a questionar mas que, com o filme, facilmente foram simplificadas.
Algo que adorei tanto ao longo do livro, como do filme foi a relação entre Elizabeth e Jane e o quão unidas eram. O quão se protegiam e faziam de tudo uma pela outra!
Por fim, acredito que este clássico não seja do gosto de toda a gente e, muito menos, que toda a gente tenha como objetivo ler o mesmo. Contudo, acredito que se lhe derem uma oportunidade não será algo que se irão arrepender!
Podem acompanhar mais de perto as minhas leituras no goodreads.
Comments