It ends with us; Colleen Hoover
Se vocês estão no mundo do booktok, certamente já ouviram falar neste livro. It ends with us, traduzido para português como "isto acaba aqui" foi o primeiro livro que me conseguiu pôr a chorar que nem um bebé ( está tudo gravado para vocês se rirem um pouco, também).
Para, quem tal como eu, tem este livro na sua lista de livros a serem lidos, vou tentar ser breve e sem spoiler algum!
![](https://static.wixstatic.com/media/bc352b_27666264c41043a787415c3a49117776~mv2.jpg/v1/fill/w_683,h_1024,al_c,q_85,enc_auto/bc352b_27666264c41043a787415c3a49117776~mv2.jpg)
Como disse, em muitos anos de leitura este foi o primeiro livro que conseguiu fazer com que eu chorasse tanto que parecia que eu conseguia sentir a dor da personagem. Enquanto lia este livro, foram-me aparecendo várias outras recomendações da mesma autora (que já estão todos na minha lista de desejos, não vou mentir) e parece que a Colleen Hoover tem esse dom de conseguir fazer com que o leitor sinta a 100% o que a personagem transmite. É quase certo que se chore a ler um romance da mesma.
Conheci as suas obras através do tiktok. Comecei por it end with us e rapidamente saltaram-me à vista outros livros como ugly love, confess e november 9.
it ends with us
Ao longo do livro é-nos contada a história da Lily. Sabemos muito da sua vida amorosa atual, mas também somos transportados para o seu passado através do seu diário.
No início conhecemos o Ryle, que será uma das personagens mais importantes para o livro e para a Lily. Contudo, nem sempre quem achamos que é certo para nós o costuma a ser e com isto ciclos do passado são repetidos.
Na minha opinião, o que fez o livro ser tão viciante foi, sem dúvida, o seu enredo. Todos os clichês e plot twists esperados (e não esperados). O livro começa logo com um grande clichê como é o amor à primeira vista entre as duas personagens.
É importante saber que toda a história tem uma porção de factos reais, de coisas que aconteceram e acontecem (infelizmente) todos os dias. A transparência como a Colleen conseguiu fazer esta obra e como conseguiu que fosse tão sentida, foi incrível. Saibam que tendo ou não experienciado coisas do género, irá mexer convosco. Não em algum nível extremo, mas irá fazer algo.
O meu coração caiu no final do livro e na nota da autora, por isso, não saltem essa parte porque também vos irá dar algumas respostas (ou quebrar ainda mais o vosso coração).
Devo dizer que ainda não superei este livro. No dia que o acabei, sempre que me lembrava de tudo o que li, chorava. Se ainda não o leram, preparem-se. Vai ser uma aventura (das boas).
sinopse
"O que te resta quando o homem dos teus sonhos te magoa?
Lily tem 25 anos. Acaba de se mudar para Boston, pronta para começar uma nova vida e encontrar finalmente a felicidade. No terraço de um edifício, onde se refugia para pensar, conhece o homem dos seus sonhos: Ryle. Um neurocirurgião. Bonito. Inteligente. Perfeito. Todas as peças começam a encaixar-se.
Mas Ryle tem um segredo. Um passado que não conta a ninguém, nem mesmo a Lily. Existe dentro dele um turbilhão que faz Lily recordar-se do seu pai e das coisas que este fazia à sua mãe, mascaradas de amor, e sucedidas por pedidos de desculpa.
Será Lily capaz de perceber os sinais antes que seja demasiado tarde?
Terá força para interromper o ciclo?"
avaliação
Após ter acabado o livro, limpado as lágrimas e ter deixado assentar toda a informação que teria absorvido com a leitura decidi dar 4 estrelas ao livro. Porquê? Apesar de ter sido (e ser) um dos meus livros favoritos, existiram coisas que me impediram de dar as 5 estrelas, como por exemplo o facto de sentir alguns "espaços em branco" na história. Pessoalmente, não gostei de todos os saltos temporais que acabava por haver e, com isso, senti que haviam partes em que faltava algo na história.
Para quem escolher ler em português ( isto acaba aqui ), tenho a alertar-vos para o facto de que de vez em quando há umas falhas na tradução, contudo não é nada que vos impeça de apreciarem a leitura.
No geral é sem dúvida um bom livro que vos vai deixar agarrados a ele por ficarem tão desejosos de saber o que vem a seguir, por ansiarem saber se as vossas teorias estarão ou não certas. Para quem ainda não leu, invejo-vos, queria ler este livro de novo e sentir tudo, de novo. Por isso, aproveitem!
Para quem já leu, o que acharam? Qual a vossa opinião? Que outros livros da autora me recomendariam?
Comments