Isto começa aqui - Colleen Hoover
Este foi um dos livros mais esperados no último ano. Tanto para mim como para muitas outras pessoas. Depois de “isto acaba aqui” e de todo o seu desenvolvimento (e maneira como nos aproximamos de todas as personagens) a autora presenteou-nos com esta sequela. Se era 100% necessário? Falaremos disso ao longo do post.
![](https://static.wixstatic.com/media/bc352b_bfeac68f28a4433380ab3f8d1f76f500~mv2.jpg/v1/fill/w_980,h_1469,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,enc_auto/bc352b_bfeac68f28a4433380ab3f8d1f76f500~mv2.jpg)
No primeiro livro conhecemos a Lily, o Ryle e o Atlas (as personagens mais importantes em ambos os livros). No final do último livro soubemos que a relação entre a Lily e o Ryle não correu, de todo, da forma esperada. Acabamos o livro com o reencontro da Lily e do Atlas, com o seu famoso “chegamos finalmente à margem”.
O segundo livro começa exatamente aqui. Ou quase. Começamos o livro com o Atlas a relatar o acontecimento. Sendo o livro de duplo ponto de vista (como, atrevo-me a dizer, todos da autora) acabamos por saber também o ponto de vista da Lily.
Ao longo deste livro é explorada cada vez mais a relação da Lily e do Atlas visto que é o principal foco do livro.
Sinopse
Será assim tão simples começar de novo?
Depois do seu reencontro inesperado, Lily e Atlas não conseguem parar de pensar um no outro nem em tudo aquilo por que passaram. Mas uma nova aproximação entre eles poderá não ser tão simples como parece. Lily tem de pensar no bem-estar da filha e na reação de Ryle a uma eventual relação com Atlas.
Atlas também está ciente das dificuldades. Sabe que Ryle não irá aceitar facilmente a sua presença na vida da ex-mulher e da filha e não tem dúvidas de que os problemas de comportamento dele não terminaram com o fim do casamento.
Terão Lily e Atlas força suficiente para enfrentar todos os obstáculos que irão surgir pelo caminho?
Opinião e avaliação
Honestamente estou há horas a pensar no que vos dizer nesta secção. Este foi, como vos disse no início do post, um dos livros que mais antecipei!
Se bem se lembram "isto acaba aqui" foi um dos primeiros posts deste blogue. Foi, também, o livro que me fez voltar a ter este hábito da leitura. Por isso mesmo esperava que este livro estivesse ao mesmo nível do anterior. Sabemos que a Colleen acaba por ser 8 ou 80, ou o livro acaba por ser a coisa mais incrível ou acaba por não ter sentido algum.
Toda a gente queria um pouco mais de Lily e Atlas, toda a gente ficou curiosa e a autora deu o que toda a gente pediu. Mas era preciso ser feito desta maneira? Acredito que não. Como a relação destes dois era o foco principal, foi aí que a autora se focou: em dar o que lhe foi pedido. Acho que a maneira como foi feita, cheia de clichês e sem emoção alguma, foi o que comprometeu o mesmo. Acho que para sabermos o que já toda a gente esperava que fosse acontecer não era necessário um livro com pouco mais de 300 páginas.
Apesar de tudo isto, também houve coisas boas que fizeram com que o livro não fosse tão "repetitivo". Por exemplo, achei que foi bonito sabermos um pouco mais da história do Atlas, tudo o que lhe acontecera e como chegou onde está. Em relaçãao à Lily, foi bom ver que a sua personagem conseguiu evoluir. Ficar mais forte. É normal que a sua personagem tenha sido tão frágil no primeiro livro devido a todas as coisas das quais era vítima. Já no segundo livro notamos que a Lily está mais empoderada e dona de si e, por muito que às vezes o seu passado ainda a assuste e ela não saiba como reagir, consegue manter a postura e controlar a situação. Fora disto acho que não houve aspetos que me marcaram mais, sendo que depois da choradeira que o livro anterior foi, neste só me caiu uma lágrima na altura em que o Atlas recordava o seu passado.
Para concluir, dei-lhe apenas 3 estrelas. Acredito que este livro não nos foi dado apenas porque pedimos mais da Lily e do Atlas mas sim por ter alguma relação com o filme que está a ser feito, daí muita coisa parecer sem sentido no papel. Gostava que neste livro tivesse havido toda aquela conexão com o título (apesar de toda a gente saber qual é) e o significado da capa como é dado em todos os outros livros da mesma autora e que, na minha opinião, é o que acaba por os tornar tão especiais.
Podem acompanhar mais de perto as minhas leituras no goodreads.
Comentários