Todos os Meus Tons de Azul; Helena Rodrigues
- Jéssica Vieira
- 18 de abr. de 2025
- 3 min de leitura
Hoje trago-vos mais uma review de uma leitura de 2024. É verdade, estou um pouco atrasada no que diz respeito a atualizar-vos em relação ao que ando a ler - e às minhas opiniões do mesmo. Mas tudo a seu tempo. Hoje falamos de Todos os Meus Tons de Azul, de Helena Rodrigues.

Este foi o livro de estreia da Helena Rodrigues - mas a autora já conta com mais um livro publicado e diz estar a trabalhar em novos manuscritos. No que diz respeito a Todos os Meus Tons de Azul tenho que admitir que, para um livro de estreia, me surpreendeu bastante - pela positiva.
Nesta história conhecemos a Nora que sofreu um pequeno acidente, no seu lugar seguro, quando tinha 13 anos. Ao longo do livro são exploradas, bastante bem, as temáticas de amizades, relações e crescimento. Nesta história viajamos entre o presente e o passado, entre uma Nora antes, durante e após um acidente que mudara a sua vida e a percepção em relação à mesma.
Será que com 26 anos somos iguais ao que éramos com 13, ou será que deixamos que o que nos aconteceu com 13 definisse toda a nossa existência? Será que Nora também não participou indiretamente em todas as consequências do que lhe acontecera após aquele dia? E será que temos que viver em guerra com o trauma e fazer com que ele domine a nossa vida e, quem sabe, fazer com que vivamos em guerra connosco, também?
Sinopse
"Aos treze anos, Nora é apaixonada pela água. São as correntes do rio que atravessa a cidade que lhe dão conforto. Isso e os melhores amigos, Jaden e Cole. Estão destinados a estar juntos, porque só assim vale a pena.
Já o irmão, Nathan, tem dificuldade em aceitar que ela está a crescer, mas o seu melhor amigo, Brady, parece entendê-la. Mais do que seria esperado de um rapaz quatro anos mais velho.
Tudo parece correr como Nora espera, até que num verão as coisas mudam. A amizade entre os três adolescentes, que parecia ser inabalável, é inundada por dúvidas, acompanhadas de emoção, desgostos e de uma traição vinda de quem menos Nora esperava, o seu estimado rio.
Treze anos depois, Nora está de volta ao momento que parou a sua vida."
Opinião e avaliação
Como referido no início, este livro foi a estreia oficial da Helena - que provou que há livros de estreia bons e que toda a gente começa por algum lado. Estou curiosa para ver o crescimento da sua escrita e da sua jornada.
No que diz respeito ao livro e à sua premissa há duas coisas que não poderia deixar de falar: personagens e plot-twist. Gostei muito de como a história se desenvolve - o facto de termos pontos de vista diferentes e tempos diferentes ajuda-nos a ver o panorama geral em volta do assunto principal (o acidente e o trauma do mesmo).
No que diz respeito às personagens: achei que todas tiveram um crescimento muito bem feito. Uns para melhor, outros para pior (no sentido de serem personagens ambíguas). Para além do crescimento individual de cada personagem há, também, um crescimento coletivo - enquanto grupo, também explorando o que eram e o que são. Toda a temática em volta de relações humanas está muito bem feita e acho que facilmente alguém se pode ver nas palavras da Helena.
Falando de plot-twist não há muito que possa ser dito em relação ao que acontece senão iria estar a dar-vos a história e a tirar a experiência e é aí que está toda a magia que a história da Helena tem. No final há toda uma reviravolta que nos apanha de surpresa. Será que as coisas se resolvem quando são resolvidas?
Em relação à leitura e experiência, achei que foi um livro com uma escrita simples e, ainda assim, fácil de ler e de agarrar. A minha avaliação foi de 4 estrelas - e ainda nos dias de hoje me lembro de certas partes do livro e isso diz muito.
Podem acompanhar mais de perto as minhas leituras no goodreads. Caso queiram comprar esta obra, podem fazê-lo através da wook!












Comentários