Silêncio na era do ruído; Erling Kagge
A primeira leitura de 2023 foi algo leve, para começar o ano com perguntas e com visões diferentes.
Comecei o ano a ler "Silêncio na era do ruído", um pequeno livro com 160 páginas.
Não há muito que se possa desenvolver em relação ao mesmo, visto que não é uma história de ficção. Neste livro o autor retrata várias situações e pensamentos onde nos ajuda a ver que o silêncio não é o nosso inimigo. Em algumas situações acaba por ser o nosso melhor amigo. O autor também nos passa o pensamento de como atualmente não conseguimos ficar sentados a apreciar o silêncio, que temos de ter sempre algum barulho de fundo para nos distrair. Que parece que temos medo de ficar no meio do silêncio e que isso seria significado de ficarmos sozinhos com os nossos pensamentos - o medo geral.
Sinopse
Uma meditação sobre o poder do silêncio. Neste livro pessoal e atmosférico (e cheio de charme), entre o meditativo e o prático, Erling Kagge coloca três questões:
1) O que é o silêncio?
2) Onde pode ser encontrado?
3) Por que razão é mais importante do que nunca?
O que se segue são 33 tentativas de resposta a estas perguntas. Erling Kagge aborda um tema crucial para os nossos tempos e parte das suas extraordinárias experiências de vida para seguir por uma miríade de caminhos diferentes. «Não se trata de virar as costas ao que nos rodeia», diz, «mas de ver o mundo de uma forma mais clara».
Opinião e avaliação
Acho que este livro é algo que eu indicaria a toda a gente, principalmente a jovens que estão a enfrentar os "vinte". Este livro não pode ser avaliado perante a sua escrita ou história. Acho que toda a gente o avaliará de forma diferente, tendo sempre em conta as questões que nos causou. É uma leitura leve que recomendaria terem na vossa mesa de cabeceira, para lerem antes de ir dormir ou ao acordar.
Acabei, então, por lhe atribuir 3 estrelas.
Podem acompanhar mais de perto as minhas leituras no goodreads.
Comments