top of page

O momento em que nos perdemos; Maria José Núncio

  • Foto do escritor: Jéssica Vieira
    Jéssica Vieira
  • 28 de jun. de 2022
  • 3 min de leitura

Hoje trago-vos a história de duas pessoas que tiveram a oportunidade de ter o mundo aos seus pés e, ainda assim, perderam tudo.

Alguma vez pensaram em como será o cenário de conseguir conquistar tudo de bom na vida e acabar por perder tudo? Através deste livro conhecemos a história da Maria dos Remédios e do António Torres (Toni). Cada capítulo vai desenrolar um pouco da vida de cada um, sendo que cada capítulo pertence a uma das personagens até ao momento em que as suas vidas se cruzam.

Falemos um pouco da Maria: desde de cedo que a sua vida não foi fácil devido a um grande acidente que ocorreu na sua infância e que a irá assombrar sempre. Contudo é-lhe dada uma segunda oportunidade e a sua vida começa mesmo a entrar no eixo. Quando mais velha, é-lhe apresentada uma proposta de trabalho incrível que a prometia pôr na boca do mundo - e pôs - até que eventualmente deixou de estar. A Maria dos Remédios cairia no esquecimento devido às suas más escolhas de vida.


No que diz respeito ao Toni, sabemos que, tal como a Maria dos Remédios, ele nunca tivera uma vida fácil. Principalmente a nível familiar devido ao facto de ele ser homossexual e após a sua mãe ter falecido ele praticamente ter "morrido" para o resto da família. De resto, sabemos bastante sobre a sua vida amorosa e as suas loucuras, os seus amores que não são certo. Sabemos, também, da sua carreira profissional que será o que o vai ligar com a sua melhor amiga, Maria dos Remédios. E, tal como ela, a sua vida também voltou ao que um dia teria sido, antes de todo o auge.

Ambas as personagens fizeram escolhas que os levaram do pódio para a plateia e acho que é nisso que se baseia a vida. Em escolhas. As boas e as más e no facto de que uma escolha totalmente diferente pode dar um rumo igualmente - e totalmente - diferente à nossa vida.


sinopse

"Maria dos Remédios tinha cinco anos quando perdeu a família nas cheias de 1967. Pais, irmãos, avós, tios e primos, todos foram levados pelo rio de água e lama em que se transformou o periférico bairro da Urmeira.


No dia do enterro da mãe, em 1974, Toni, prestes a completar dezanove anos, foi expulso da sua casa em Campo de Ourique. O pai, membro conservador da burguesia lisboeta, recusava-se a ter um filho homossexual.


Quando se conheceram, nos anos 80, época do boom da moda portuguesa, ela era uma modelo cada vez mais popular, ele um afamado decorador. Naquela altura, tinham Lisboa a seus pés. Só que a cidade estava em transformação e a vida é feita de escolhas e decisões que são capazes de mudar definitivamente o rumo de uma vida. Hoje, Maria dos Remédios vive na rua. Toni estica os dias num apartamento decadente. Só lhes restam as recordações e a amizade que nutrem um pelo outro. Em que momento se perderam?"


opinião e avaliação

Para concluir esta review, tenho a dizer que este livro teve uma avaliação de quatro estrelas no goodreads. Honestamente, já não lia um livro em que eu aproveitei e usufrui tanto da leitura há algum tempo e isso foi um plus no que diz respeito a este livro.

No que diz respeito às personagens e às suas histórias, tenho a dizer que a do Toni me captou bastante mais do que a da Maria dos Remédios.

Recomendaria, facilmente, este livro a qualquer pessoa. Apesar de ser uma história interessante, o livro tem capítulos bastante pequenos o que, por sua vez, faz com que seja um livro de leitura rápida e do básico "quero ler mais um" porque o capítulo anterior foi pequeno!


Podem acompanhar mais de perto as minhas leituras no goodreads.

Caso queiram comprar esta obra, podem fazê-lo através da wook!



Comentários


IMG_6469.jpg

Olá, que bom ver-te por aqui!

Espero que estejas a gostar do conteúdo!

Para saberem mais sobre mim basta carregarem no "Leia Mais"!

Aproveita que estás aqui e assina para receberes e-mail sempre que publico!
 

Fique por dentro de todos os posts

Obrigado por assinar!

  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Pinterest

Compartilhe a sua opinião

Obrigado pelo envio!

© 2023 por Quebra-cabeças. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page